Conheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente

Home office (ou trabalhar em casa) hoje é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro. Além das inúmeras outras transformações sociais, a revolução digital e as inovações tecnológicas também têm alterado as relações entre patrões e empregados: a figura do funcionário que fica horas diárias dentro da empresa tende a desaparecer com o tempo.

Prova disso é que dentre as corporações presentes na Fortune 500, uma lista que elege as maiores empresas dos Estados Unidos, 66% acreditam que possam ter escritórios virtuais dentro dos próximos cinco anos. E entre os motivos de o home office ser a grande tendência – e uma alternativa bastante inteligente – para os próximos anos estão a pressão para diminuir custos nas empresas, o trânsito intenso das cidades e o avanço das tecnologias de comunicação.

Companhias que permitem que seus colaboradores trabalhem de casa ou remotamente conseguem perceber redução de gastos no aluguel de grandes escritórios, na conta de luz, água, no uso de insumos como papel etc, além da melhoria na produtividade pelo impacto positivo na qualidade de vida dos empregados.

Mas assim como as empresas devem estar preparadas para esta nova prática, organizando a dinâmica da equipe, quem opta pelo home office também deve ter cuidados para garantir que as atividades sejam feitas com qualidade, sem comprometer prazos de entrega ou a comunicação com clientes, colegas e superiores. Vale lembrar que há algumas modalidades para trabalho remoto: os freelancers, que devem arcar com todos os gastos de estrutura e realização das tarefas; e os casos em que a empresa assume parte ou a totalidade desses valores.

No artigo, vamos listar quais são os equipamentos fundamentais para realizar um trabalho remoto com eficiência, que podem ser adquiridos pela empresa ou pelo colaborador.

Qualidade em home office vai além de ter uma boa conexão com a internet

É claro que uma boa conexão à internet é essencial para garantir a produtividade em home office. Assim, antes de trabalhar em casa, faça um upgrade no plano da sua banda larga, optando por planos com maior velocidade. O mesmo vale para a linha de telefone. Dependendo do tipo de atividade a ser realizada, conte com planos personalizados para fixo ou móvel para não ter gastos excessivos com as ligações.

Outro ponto que deve ser lembrado é o modo como o trabalho será executado e a forma como os arquivos e informações serão salvas ou enviadas a empresa. O colaborador em home office pode ter acesso ao sistema da companhia ou salvar e compartilhar o trabalho em nuvem. Pode ser ainda que precise de softwares específicos, como no caso de arquitetos que utilizam programas para mont

home office - mulher trabalhando

ar plantas em 3D. Os softwares ou nuvens corporativas podem ser utilizados mediante pagamento de assinatura; já os sistemas precisam ser instalados por um profissional especializado para garantir a segurança dos dados.

Estes investimentos podem ser assumidos pelo profissional freelancer ou suportados pela empresa, conforme a modalidade de home office acertada.

Equipamentos fundamentais

Para que o trabalho à distância seja feito com tranquilidade e qualidade, é fundamental que o candidato a cumprir suas atividades profissionais de casa tenha equipamentos que não vão lhe deixar na mão no momento em que mais precisar. Um dos principais e presente em 10 de cada 10 escritórios domésticos, é o computador. Mas há outros itens igualmente indispensáveis. Veja:

  • Computador – Pode ser um desktop ou um notebook, contanto que a máquina tenha boa capacidade de armazenamento (HD), processador rápido, placa de som e vídeo. Tudo deve ser adequado ao tipo de atividade a ser feita, como por exemplo, um designer deve precisar de um computador com grande velocidade de processamento para poder trabalhar com as imagens;
  • Roteador – Busque por roteadores mais atuais, compatíveis com novas tecnologias e padrões da indústria. Bons exemplos são os aparelhos com padrão AC, que utilizam uma frequência de 5GHz e permitem transmissões acima de 1000 Mbps, dando mais margem para trocar dados com dispositivos conectados no Wi-Fi. Isso vai permitir que você possa trabalhar em cômodos distantes do modem e utilize o smartphones para realizar ligações ou trocar mensagens pelo WhatsApp e Skype;
  • Nobreak – O dispositivo protege e mantém em funcionamento os aparelhos eletroeletrônicos. Em caso de queda de luz, o nobreak garante a alimentação destes equipamentos por meio de suas baterias internas. Isso garante duas situações importantes: poder continuar o trabalho por um certo período de tempo mesmo durante o desabastecimento; e conseguir salvar os arquivos e desligar o equipamento corretamente, minimizando a chance de erros ou danos por conta da interrupção abrupta. Além disso, funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ (sem oscilações) para os dispositivos conectados a ele, servindo como uma proteção extra – ao longo do tempo, a energia de má qualidade prejudica os equipamentos. Assim, você não corre riscos de ter arquivos ou hardware danificados e nem perde tempo para re-executar processos que foram interrompidos.
Quando o home office não é em casa, a praticidade deve ser ainda maior

Ao mesmo tempo em que o home office tem se popularizado, grande parte das pessoas que trabalham remoto não estão, verdadeiramente, em casa. É comum que elas adotem um “território neutro” para executarem as suas atividades, seja pelo fato de que preferem assim por uma questão de concentração ou porque o local onde moram não tem a estrutura necessária para as tarefas.

Nesse sentido, uma das maiores dificuldades encontradas por quem sai de casa para ir trabalhar em outra área é a quantidade de tomadas disponíveis. Com a popularização cada vez mais crescente de dispositivos móveis, é muito comum chegar aos lugares para trabalhar e ter que disputar a única tomada do local com outras pessoas que já estão carregando os celulares, computadores, power banks e outros recursos. Mais do que carregar seus equipamentos, você quer mantê-los funcionando e não danificá-los por conta do uso de um carregador falso ou de uma fonte que não entregue a energia adequada à sua necessidade.

Neste sentido, as estações de carregamento rápido são uma opção inteligente. Elas costumam oferecer mais de uma saída, na maioria das vezes em formato USB (facilitando a ligação de diversos periféricos), e tornam possível carregar mais de um equipamento ao mesmo tempo. Os modelos mais avançados do mercado ainda contam com uma saída de carregamento rápido, o que reduz o tempo necessário para a carga completa do aparelho.

Além da praticidade de poderem ser colocadas de forma organizada numa mesa de trabalho ou em qualquer outra área dedicada às suas atividades profissionais, você pode ficar tranquilo quanto à segurança: recursos como este possuem circuitos adicionais que impedem que surtos ou sobrecargas cheguem aos seus gadgets e causem prejuízos.

Compartilhar é a palavra de ordem

Investir em equipamentos que vão promover a entrega correta de energia para os seus equipamentos é importante. Além de segurança, muitos desses recursos podem oferecer a possibilidade de multiplicação das poucas tomadas existentes em um local, como os protetores eletrônicos.

Mais avançados do que as tradicionais extensões, oferecem mais tomadas (tradicionais e USB) e possuem dois diferenciais importantes: chave inteligente – que permite o desligamento simultâneo de todos os equipamentos ligados a ele; e proteção automática em caso de surtos elétricos.

Portanto, não se esqueça: tão importante quanto investir em dispositivos de última geração para o seu home office é garantir que eles não serão danificados por conta de eventuais falhas no fornecimento de energia na sua região.

Para saber mais, conheça nossos roteadores, carregadores USB, protetores eletrônicos e nobreaks, deixe um comentário ou entre em contato por um de nossos canais de atendimento.