Entenda o funcionamento e as vantagens da fechadura biométrica

Quando o assunto é segurança de seu patrimônio, não dá para esperar o pior acontecer para agir depois, concorda? Sabemos da atual realidade das cidades do Brasil, em especial, dos grandes centros urbanos e, por isso, é preciso redobrar a atenção a todo momento. Por outro lado, a tecnologia evolui a nosso favor e nos proporciona, cada vez mais, ferramentas e sistemas extremamente modernos e confiáveis, como é caso da fechadura biométrica.

Quer entender melhor como funciona e quais as vantagens de implementar uma fechadura biométrica em sua casa ou em seu negócio? Vamos lá!

Como funciona uma fechadura biométrica na prática?

Você já deve ter visto algo semelhante naquelas cenas futurísticas de filmes de ficção, no qual alguém só consegue acessar um ambiente especial, mediante a sua digital. Pois, toda essa tecnologia, realmente digna de Hollywood, já está presente na “vida real”, inclusive no Brasil, onde cada vez mais, se populariza entre os mais variados tipos de estabelecimentos residenciais e comerciais.

Não é de hoje que as fechaduras digitais se tornaram uma das melhores opções no quesito segurança patrimonial. No entanto, com o avanço da tecnologia, os modelos que já garantiam a segurança com o acesso por senhas, hoje, contam com mais uma funcionalidade, intransferível: a biometria.

Existem dois tipos de fechadura biométrica: a de embutir e a de sobrepor. No entanto, a função de ambas é a mesma. Após a instalação na porta (que pode ser feita, tanto do lado direito, como do esquerdo), há modelos que permitem o acesso por até outras três maneiras diferentes, além da biometria: senha digital, tag e chave. Além disso, a fechadura biométrica tem a capacidade de ampliar os acessos ao local, em até 100 impressões ou tags (dependendo do modelo escolhido). Ou seja, todos os que acessam a sua casa ou o seu estabelecimento comercial, terão as suas próprias autorizações para acessar o ambiente.

fechadura biometrica digital

Quais as vantagens da fechadura biométrica?

Sem dúvidas, o maior benefício que você, sua família ou sua equipe ganham com a instalação de uma fechadura biométrica na sua residência ou escritório, está relacionado a questão da segurança e controle de acessos. No entanto, ao analisarmos todas as funções de um equipamento desse tipo, chegamos à conclusão que as vantagens vão muito além. Confira algumas delas:

Praticidade

Com certeza, em algum momento na correria do dia a dia, você já esqueceu as chaves ou perdeu um bom tempo procurando por elas, certo? E, o pior: se não as encontrou, teve mais uma dor de cabeça gastando com serviços de chaveiro ou tendo que trocar de fechadura.

Já com uma fechadura biométrica, a história é outra. Afinal, a “chave” estará sempre com você.

Acesso intransferível

Uma fechadura convencional apresenta inúmeros riscos à segurança de seu patrimônio. Há a possibilidade de fazer cópias ou roubo de chaves, ou até mesmo, utilizar ferramentas e utensílios, capazes de abrir a porta, em minutos.

Uma das principais vantagens da fechadura biométrica, é justamente o fato de o acesso ser intransferível e impossível de ser copiado. Prova disso, é o uso dessa mesma tecnologia em empresas de valores ou, até mesmo, em nossas urnas eletrônicas.

Flexibilidade

Como já comentamos, além do acesso com biometria, as fechaduras digitais desse tipo, ainda podem contar com mais três possibilidades também seguras. Existem equipamentos que permitem o cadastro de senhas digitais, além da abertura da porta por meio da aproximação de tags ou de um adesivo especial. Por fim, ainda há a alternativa de usar uma chave física de emergência, que também garante o acesso.

Valorização do imóvel

Podemos afirmar que segurança é sinônimo de valorização. Além disso, com a instalação de uma fechadura biométrica, você traz um novo conceito de modernidade e praticidade para o seu imóvel, o que, consequentemente, impacta em seu valor de mercado.

Funcionalidades diversas

Além das quatro possibilidades de acesso, de forma geral, as fechaduras biométricas ainda contam com outras funcionalidades, que aumentam ainda mais a segurança e a privacidade de seu patrimônio.

Quer saber alguns exemplos?

  • Alarme sonoro, em casos de alguma tentativa de arrombamento da porta;
  • Sensor de travamento automático;
  • Função de senha protegida, que dificulta que descubram senhas pelas marcas de digitais deixadas no teclado da fechadura. Quando habilitada, fornece números aleatórios a serem digitados pelo usuário após a digitação da senha;
  • Funcionamento por pilhas, ou seja, não depende da rede elétrica.

Enfim, essas foram algumas vantagens e informações sobre uma das mais modernas ferramentas de acesso de residências ou estabelecimentos comerciais. Sem dúvidas, a fechadura biométrica é a evolução das chaves convencionais e um novo conceito sobre a segurança do patrimônio.